O contexto educacional e a necessidade do trabalho pautado na abordagem humanista

  • Erica Fernanda Mendes Barreto

Resumo

RESUMO:
O presente estudo tem como objetivo verificar as pesquisas já realizadas que abordem a perspectiva humanista da psicologia e sua aplicabilidade no sistema educacional, visando essa ocorrência no contexto público. Busca, também, analisar as concepções de humanização segundo a psicologia histórico-cultural e a abordagem centrada na pessoa (ACP), identificar e compreender as práticas de ensino-aprendizagem segundo a concepção humanista, como ocorrem no ambiente escolar e as contribuições desse viés para o processo educacional. Foram realizadas buscas nas bases de dados Lilacs, SciElo e CAPES, e considerando os critérios de inclusão e exclusão, obteve-se 10 artigos para serem analisados. Através dos resultados, foi possível identificar que a aplicabilidade da abordagem humanista no contexto escolar ainda possui muitos percalços, como a desconstrução de uma educação tradicionalista, falta de investimento em capacitações e aperfeiçoamento dos professores, como também a incompreensão da importância de um trabalho multidisciplinar entre a equipe gestora e os profissionais da área de Psicologia inseridos na escola.
Palavras-chave: Psicologia. Educação. Humanismo.

Publicado
2021-09-18