Qualidade da dieta, segundo o índice de alimentação saudável(2015/2020), de pacientes de uma clínica escola multiprofissional.Americana-SP.

  • Adrielle Fernandes Dias
  • Bianca dos Reis Camero
  • Maiara Aparecida de Souza Fermino

Resumo

RESUMO:
INTRODUÇÃO: Índice de Alimentação Saudável (IAS) é um indicador da qualidade da dieta desenvolvido através das diretrizes alimentares norte americanas. É uma ferramenta utilizada para investigar a ingestão de nutrientes e grupos alimentares, relacionando a dieta e saúde dos indivíduos. OBJETIVO: Analisar qualitativamente, através do índice de alimentação saudável 2015-2020, a ingestão alimentar dos usuários com faixa etária entre 60 e 75 anos de uma clínica escola. MÉTODOS: O estudo realizado foi transversal, retrospectivo, observacional e analítico. Foram utilizados prontuários de adultos de ambos os sexos. Para o cálculo amostral, considerou-se total de prontuários da clínica escola do ano 2007 até 2020, totalizando 4383 prontuários. O cálculo do Índice de Alimentação Saudável (IAS) classificou os alimentos dos recordatórios 24h (frutas totais; frutas integrais; vegetais totais; vegetais verde folhosos, alaranjados e leguminosas; cereais integrais; laticínios e derivados; carnes, ovos e leguminosas; pescados e proteínas vegetais; ácidos graxos; cereais refinados; sódio; açúcar de adição e gorduras saturadas). RESULTADOS: Indicaram excesso de peso (n=168; 81,15%), mais de uma doença crônica não transmissível (n=138; 66,6%), consumo maior de frutas integrais (p=0,045), vegetais verde-folhosos-alaranjados (p<0,001), proteínas vegetais e pescados (p<0,001), açúcares de adição (p<0,001), quantidade energética (p=0,003), proteínas (p=0,020), e carboidratos (p<0,001), mais consumida pelos homens. CONCLUSÃO:A qualidade da dieta da população estudada necessita de melhorias. A ferramenta utilizada é importante para avaliar os hábitos alimentares dessa população. O IAS pode auxiliar na geração de dados para desenvolver políticas públicas, visando mudanças na qualidade de vida, prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis.
Palavras chaves: Índice de alimentação saudável, alimentação, análise qualitativa, qualidade da dieta, análise de alimentos

Publicado
2021-09-18