A desmistificação da gramática tradicional sob uma óticacontemporânea

  • Kimberly Cardoso de Sá

Resumo

RESUMO:
Esse artigo pretende abordar considerações ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa brasileira e gramática nas escolas do país, de modo a colaborar com o desenvolvimento intelectual dos educandos, e possibilitar a reflexão sobre o aprimoramento dos processos educacionais, buscando promover uma futura sociedade mais letrada, crítica e participativa do contexto escolar e também social. Embasa-se a reflexão de relevantes teóricos como Carlos Alberto Faraco (1989), Marcos Bagno (2002) e John Lyons (1968) referentes aos métodos de ensino gramatical até então utilizados, e dos impactos e benefícios educacionais que as abordagens de ensino gramatical tidas como “engessadas” refletem na prática. Com metodologia qualitativa, de caráter bibliográfico, pretende-se traçar contribuições que comungam no sentido de proporcionar respostas aos problemas metodológicos existentes e ampliar as formulações práticas a respeito do processo de ensino-aprendizagem gramatical, promovendo uma reflexão acerca de um ensino mais contemporâneo e adequado à sociedade moderna, multifacetada e em constante mudança e evolução que nos cerca.
Palavras-chave: Ensino. Gramática Contemporânea. Português Brasileiro.

Publicado
2021-10-18