Os desafios da afetividade em âmbito escolar: a relação professor e aluno.

  • Franciele Aparecida Lopes de Ornelas
  • Kessylyn Rhaynara Mingareli
  • Tauany Bartolomeu da Mata

Resumo

RESUMO:

Ao longo dos anos, por meio de estudos e pesquisas percebeu-se que a relação professor e aluno tornou-se importantíssima na construção do processo de ensino e aprendizagem e consequentemente passaram a remeter ao sucesso escolar. O presente artigo disserta sobre a afetividade e suas influências no desenvolvimento infantil a partir da relação professor e aluno. Assim, a pesquisa objetiva apresentar reflexões epistemológicas na compreensão da afetividade. Como método, recorreuse a revisão da literatura em artigos e obras que permeiam a temática proposta da afetividade. Desse modo, o ensino não pode se limitar a somente transmitir conhecimentos, mas auxiliar no desenvolvimento pessoal do aluno. Por fim, a educação afetiva deve ser a primeira preocupação dos educadores, pois é um fator que condiciona o comportamento, o caráter e a atividade cognitiva da criança. Portanto, conclui-se que uma relação afetiva entre professor e aluno, faz com que a aprendizagem aconteça de maneira natural e prazerosa, obtendo maiores resultados à absorção de conteúdos, principalmente durante a primeira infância.

Palavras-chave: Afetividade. Aprendizagem. Educação Infantil. Relação Professor Aluno.

Publicado
2021-10-18