Profissão Docente: Reflexões sobre a formação e a atuação na área de Pedagogia

  • Maria Aparecida de Paiva

Resumo

RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo discutir a importância da2 (o) pedagoga (o) como agente do saber nos anos iniciais da escolarização básica frente à crescente desvalorização desta profissão no cenário educacional brasileiro. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, partindo da leitura e revisão de artigos, monografias e livros que abordem o assunto. O artigo encontra-se organizado da seguinte forma: na primeira parte aborda-se as características e as possiblidades da profissão da (o) pedagoga (o), destacando aspectos relevantes sobre a formação inicial e a continuada nessa área; na segunda, as especificidades e as dificuldades enfrentadas na docência são discutidas, na busca por compreender o que é “ser docente” e, por fim, na última parte discute-se o processo de desvalorização sofrido pelas pedagogas (os) que atuam na docência dos anos iniciais da Educação Básica. É possível concluir que é urgente fazer uma discussão sobre a formação inicial e continuada das (os) profissionais em Pedagogia, empreendendo-se esforços na valorização dessa (e) profissional e articulando-se políticas educacionais que possibilitem condições favoráveis ao desenvolvimento da docência.
Palavras-chave: Pedagogia.

Publicado
2021-10-18