Pedagogia hospitalar: desafios educacionais

  • Joyce dos Santos Andrade

Resumo

RESUMO:
O presente estudo busca definir o conceito e a história da Pedagogia Hospitalar,
além dos desafios educacionais que estes profissionais enfrentam no dia-a-dia,
para que a crianças e adolescentes tenham uma vivência plena em seu período
de ausência escolar. É preciso que às vivências escolares quebrem paradigmas
no que tange as atividades curriculares, realizadas em sala de aula e sejam
adaptadas às necessidades do aluno/paciente, para que o processo de
aprendizagem aconteça com qualidade. A Pedagogia Hospitalar é um ensino
agregado a à educação especial e visa atender crianças com necessidades
educativas especiais transitórias. Contudo, cabe aos responsáveis buscarem
alternativas e métodos qualificados que possibilitem aos pacientes usufruírem
de abordagens educativas durante a internação. A metodologia empregada
nesta pesquisa permeou a revisão da literatura, recorrendo a artigos científicos,
obras e legislações sobre a temática. O resultado do estudo permitiu considerar
a importância da Pedagogia Hospitalar para a continuidade dos estudos, para as
crianças afastadas da escola devido a problemas de saúde, permitindo, assim,
que o pedagogo articule os componentes curriculares necessários para uma sala
de aula hospitalar, respeitando as especificidades de cada estudante em seu
tratamento. Portanto, considera-se que a função do pedagogo vai além do
atendimento educacional, sua abrangência é necessária para novas
metodologias de ensino e pesquisas, evitando a repetência, o atraso e a evasão
escolar durante essa fase do educando.
Palavras-chave: Educação. Pedagogia Hospitalar. Professor

Publicado
2021-10-19