A formação inicial docente: da legislação à prática

  • Erika Ariane Silva Ferreira

Resumo

RESUMO:
O presente artigo tem como propósito compreender a formação inicial docente, por meio de reflexões a partir de análises documentais e literárias vigentes. Ao analisar a situação atual do país, a formação é um assunto atiçador e necessário a ser desenvolvido e questionado ao longo da pesquisa. Saber as leis que direcionam e regem a formação docente e os conflitos que a formação leva para a realidade escolar, integrar-se aos processos do Curso de Pedagogia e sua alteração feita ao longo dos anos torna-se primordial. Assim, a pesquisa traz a concepção de que a formação docente teve suas alterações que beneficiaram a educação e o profissional. Porém, a profissão necessita de uma formação inicial mais profunda e que esteja de acordo com a realidade. Pesquisar sobre esse assunto traz a certeza de que a educação precisa de profissionais dispostos a entender todo processo e conflitos existentes. A escolha desse tema foi levantada pelo interesse em conhecer as leis que direcionam a educação e saber os conflitos que levam para a realidade escolar. Portanto, entender a formação inicial por meio da análise da legislação específica é o objetivo desse trabalho.
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares. Formação Inicial Docente. Resolução. Teoria e prática.

Publicado
2021-10-19