O Desenvolvimento Socioemocional e as Dificuldades de Aprendizagem no Processo de Alfabetização

  • Bruna Mendes de Souza
  • Karen Ferreira Bianchi
  • Tamires Teodora Banov

Resumo

RESUMO:
Nesse artigo são investigadas as relações entre as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e os aspectos socioemocionais, com a finalidade de discutir a influência destes no que se refere às habilidades e competências necessárias para a aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, aborda-se quais são os conhecimentos específicos ao campo da alfabetização e do letramento, as principais dificuldades de aprendizagem apresentadas nesse contexto e as dificuldades que se relacionam às competências socioemocionais, a fim de delinear possíveis caminhos ao pedagogo e aos demais profissionais da educação quanto ao planejamento, acompanhamento e pleno desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem ao longo do processo de alfabetização.
Palavras-chave: Alfabetização. Socioemocional. Dificuldades de Aprendizagem. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Publicado
2021-10-19