A importância do brincar na pedagogia hospitalar

  • Jéssica de Almeida Ferreira Lima

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo principal entender quais as contribuições sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil no ambiente hospitalar, conceituando como objetivos específicos: investigar preceitos teóricos da pedagogia hospitalar e as brinquedotecas hospitalares, analisar aspectos do desenvolvimento infantil por meio da brincadeira e compreender as peculiaridades da prática docente no ambiente hospitalar. O método de pesquisa consiste em análise bibliográfica, que traz como referencial teórico a epistemologia genética, com ênfase no desenvolvimento cognitivo, do pesquisador Jean Piaget, que apresenta uma visão aprofundada sobre as fases do desenvolvimento infantil e sua relação com o objeto do conhecimento através do brincar. A relevância dessa pesquisa consiste em discutir a importância da brincadeira em contextos que estão além dos muros das escolas, mas que necessitam contribuir com o desenvolvimento infantil. Os resultados indicam que por meio das atividades lúdicas a criança aprende de maneira prazerosa e considerando o contexto selecionado para o estudo, busca-se trazer um olhar diferenciado, para a estimulação do desenvolvimento cognitivo, principalmente aquele que ocorre por meio da brincadeira, intentando assim amenizar as dores e dificuldades que são inerentes desse percurso.
Palavras-chave: pedagogia hospitalar; brincadeira;

Publicado
2021-10-18